08/Dezembro
SINDUSCON CAXIAS

Alterações na Reforma Trabalhista foram abordadas na última reunião-almoço de 2017

A última reunião-almoço de 2017 do SINDUSCON CAXIAS abordou um tema atual e de interesse do setor da construção civil: a nova legislação da Reforma Trabalhista, que entrou em vigor no dia 11 de novembro. Para tratar do assunto, foi convidada a Dra. Alessandra Lucchese, advogada, conselheira do Gest e do Contrab da FIERGS, especialista em Direito do Trabalho, em Governança Corporativa e Gestão de Riscos, membro da Diretoria e do comitê de Compliance do Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista (IBGTr) e membro da ABRH.

Entre as alterações apresentadas pela especialista estiveram temas ligados aos contratos de trabalho, à jornada de trabalho, às rotinas trabalhistas e ao direito coletivo. De acordo com Dra. Alessandra, a nova legislação é o primeiro passo para a modernização da Reforma Trabalhista. “São 73 anos de ratificações, convenções, instruções normativas, portarias, normas técnicas. Nesse período o Brasil mudou, os negócios e as relações mudaram”, destacou. Ainda de acordo com a advogada, a premissa da comissão da nova legislação vislumbrou valorizar o diálogo entre sindicados laborais e empregadores, reconhecer novas formas de produzir e trabalhar, reduzir burocracias desnecessárias e trazer mais segurança jurídica. “As primeiras duas premissas serão seguidas no curto prazo, enquanto que as duas seguintes serão a médio e longo prazo, mas precisamos nos apropriar da lei”, ressaltou.

Com a Reforma Trabalhista, o setor da construção civil acredita em um impulsionamento, visto que as mudanças devem alavancar os índices de investimentos, resgatando a confiança dos empresários de todo país, nos mais variados segmentos. O presidente do Sindicato, Oliver Viezzer, ressaltou a importância da nova legislação para as empresas. “Sem dúvida, é um tema relevante e que passa a fazer parte do nosso dia a dia, portanto, imprescindível conhecer cada vez mais a fundo o que diz a nova legislação”, apontou.

 Sinduscon Jovem

Aproveitando a última reunião-almoço do ano, o Sinduscon Jovem, por meio do vice-coordenador da comissão Tiago Donadello e do membro Jordan de Costa, apresentou algumas ações desenvolvidas durante 2017 que integraram o Programa de Intercâmbio Técnico (PIT). Entre elas estiveram o Café com Inovação, O Futuro da Minha Cidade, visita ao Senai da Construção Civil, Semana Acadêmica UCS e palestra FSG e o Prêmio Jovem Talento da Construção Civil.

Parceiros

Associados