01/Setembro
SINDUSCON CAXIAS

“Mobilização por Caxias” é destaque em reunião-almoço do Sinduscon

Proposta foi anunciada nesta quarta-feira, 30 de agosto. O objetivo é unir setores e planejar ações de desenvolvimento para o município

Ainda em fase de planejamento e em busca de parcerias, o Diretor de Economia, Finanças e Estatísticas da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Astor Milton Schmitt, anunciou a proposta intitulada “Mobilização por Caxias”, durante palestra na Reunião-almoço do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon Caxias), realizada nesta quarta-feira, 30 de agosto.

Segundo Schmitt, independentemente da crise econômica nos últimos três anos, Caxias do Sul apresenta uma série de problemas graves. Entre os dilemas, cultura, urbanização, infraestrutura, recuo no índice de exportações, mortandade das empresas – retenção e atração de empreendimentos, além das dificuldades em aplicações de inovação e tecnologia. “Com crise ou sem crise teríamos os mesmos problemas. A crise só nos fez reagir.”

Avaliando essasquestões, a intenção é que vários setores trabalhem em conjunto para que ações emergenciais e também de longo prazo possam ser executadas no município. “Com esse conjunto de desafios, precisamos de todos os setores em comunhão, para reverter essas tendências e construir um futuro melhor para Caxias. No primeiro momento vamos nos mobilizar e organizar um plano de ações imediatas com as representações da sociedade que quiserem fazer parte deste grupo, para que mais adiante possamos criar um órgão que trabalhe exclusivamente com o desenvolvimento de Caxias.”

Já anunciado como parceiro permanente da proposta, o diretor do Sinduscon Caxias, Oliver Chies Viezzer, falou sobre a importância de contribuir com a mobilização. “O Sindicato se coloca à disposição para fazer parte deste grupo que visa o crescimento do nosso município. Cada vez mais precisamos tomar conhecimento das demandas de Caxias, para que juntos possamos encontrar soluções para os problemas e contribuir com novas ideias.”

Sobre o desempenho da economia de Caxias do Sul no primeiro semestre de 2017, o palestrante faz avaliação positiva. “A economia é uma questão conjuntural, atravessamos uma crise muito longa. Estamos progressivamente retomando o crescimento econômico, com alguns sinais de melhora, como por exemplo, o índice de desemprego que estancou. Esperamos que esta seja uma retomada permanente.”

Parceiros

Associados