22/Março
Pâmela Reis - SINDUSCON CAXIAS

PRIMEIRA REUNÃO-ALMOÇO DO ANO DO SINDUSCON PRIORIZA ASSUNTOS DA ECONOMIA, LEI E QUESTÕES LOCAIS DE INTERESSE DOS ASSOCIADOS

Na primeira reunião-almoço dos associados do SINDUSCON CAXIAS, realizada nesta quarta-feira, 20 de março, assuntos de ordem econômica e questões municipais de interesse dos associados predominaram.

O convidado Joarez José Piccinini, Diretor Superintendente de Serviços Financeiros do Banco Randon S/A e Diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias do Sul, palestrou sobre o cenário econômico atual e perspectivas para 2019. Ele deu ênfase a dados e números sobre a evolução da economia no país nas últimas quatro décadas e enfatizou que a retomada do desenvolvimento, com o crescimento do PIB, geração de mais empregos e renda depende diretamente da aprovação pelo Congresso Nacional das reformas em tramitação, especialmente da Reforma da Previdência.

"Se isso ocorrer - e estamos nessa expectativa – a Construção Civil retomará a fase de desenvolvimento que perdeu nos últimos anos, pois as pessoas, aos poucos, voltarão ao mercado de trabalho, e por consequência terão novamente segurança em buscar a aquisição da casa própria”, enfatizou Piccinini, pedindo aos construtores que, da forma que puderem, divulguem e defendam a aprovação da Reforma da Previdência, como algo necessário e que não pode mais esperar, sob pena do Brasil entrar numa situação caótica.

Na mesma linha, o Diretor de Assuntos Imobiliários do SINDUSCON e Membro do Conselho da Adminsitração da CBIC, Rafael Tregansin, que representa o Sindicato junto à CBIC, relatou que a entidade maior da Construção a nível nacional está com seu foco nos últimos meses voltado no sentido de contatar com deputados e senadores, a fim de convencê-los da importância de aprovar a Reforma da Previdência, o mais breve possível, dada a importância que isso vai significar para o setor da Construção.

 

LEI DOS DISTRATOS

O Assessor Jurídico do SINDUSCON, Dr. Ademir Izidoro, ocupou parte do tempo da reunião para explicar aos associados como está formatada a Lei dos Distratos, já em vigor. O advogado ressaltou aspectos positivos da nova lei, mas solicitou que as empresas estejam atentas, analisando cada artigo de forma detalhada e minuciosa, tirando dúvidas, e buscando o assessoramento junto à assessoria jurídica do Sindicato, em caso de dúvidas.

QUESTÕES LOCAIS

O Presidente do SINDUSCON CAXIAS, Oliver Chies Viezzer, fez um balanço sobre tratativas que a diretoria do Sindicato vem realizando nos últimos meses com vários setores da Administração Municipal, no sentido de procurar agilizar a tramitação de projetos, a solução de demandas protocoladas pelas empresas da Construção e uma maior rapidez do Poder Público na emissão de licenças, autorizações, documentos e outras aspectos legais que o setor necessita para levar adiante suas obras.                “Estamos vigilantes o tempo todo, sabemos que muitas coisas ainda continuam demoradas e engessadas, mas esta é uma luta permanente nossa junto à Prefeitura”.

Oliver também relatou sobre como estão as tratativas em torno da votação pela Câmara de Vereadores do novo Plano Diretor do Município. Segundo ele, o SINDUSCON continua debatendo com a Prefeitura e os vereadores alguns pontos polêmicos, de divergência, mas o último indicativo do Poder Legislativo é de que o projeto seja votado até a metade do ano, provavelmente em forma de um Substitutivo.

Parceiros

Associados