24/Setembro

SINDUSCON CAXIAS INTEGROU A COMITIVA EM VISITA A BRASÍLIA

O Presidente do SINDUSCON CAXIAS Rodrigo Postiglione, esteve em Brasília com uma comitiva de Caxias do Sul. O grupo composto pelo Prefeito Flávio Cassina, acompanhado do secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, do Vice presidente do SIMECS, Rubens Bisi,  do Diretor da Associação das Classes Empresariais da Serra Gaucha, Marcelo Piazza, juntamente com o Diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira e do Diretor Executivo do MobiCaxias Rogério Rodrigues.

 

Dentre as agendas, o grupo esteve no Senado Federal e em audiência com o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann e com o diretor Eduardo Henn Bernardi no Ministério da Infraestrutura. A agenda na Capital Federal contou com o apoio do senador Luis Carlos Heinze.

 

No encontro na SAC, o Prefeito Flávio Cassina explanou sobre a realização da audiência pública do Aeroporto e que a Prefeitura aguarda o licenciamento ambiental pela Fepam. Também contou sobre o encaminhamento das indenizações na ordem de R$ 20,6 milhões. O secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, que acompanhou a comitiva, informou também que o encontro serviu para abordar sobre a infraestrutura no entorno na área em Vila Oliva. "Falamos sobre as duas estradas e a necessidade de começarmos o debate de como faremos essa modelagem, se de fato será concessão, articulação com outros municípios e o Governo do Estado", conta o secretário.

 

Em agenda com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e aproveitando também a presença do Secretário Nacional da Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, o Prefeito entregou o Plano de Recuperação da Área Férrea na região oeste da cidade. O secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, disse que o secretário gostou muito do plano e se comprometeu a vir a Caxias para conhecer a área.

 

O Plano consiste no reassentamento de 920 famílias que ocupam há mais de 30 anos irregularmente a faixa de domínio da área férrea na zona oeste da cidade (bairro Charqueadas em direção a Forqueta). Há alguns anos, o Ministério Público ajuizou uma ação para que a União e o Município resolvam o problema. Com o lançamento do novo programa Casa Verde Amarela pelo Governo Federal, a administração municipal busca em Brasília a parceria para este projeto. Com a retirada das famílias, o Município poderá investir na recuperação da área e viabilização de projetos de sistema viário como ciclovias.

Ainda na pauta da comitiva, os recursos para a ampliação do HG, foi um dos principais motivos da viagem a Brasília, a comitiva de Caxias do Sul, organizada pelo MobiCaxias, Prefeitura e entidades, para buscar recursos para a ampliação do Hospital Geral, foi recebida pelo Ministro da Saúde, em Brasília. Por cerca de uma hora, além da pauta principal da viagem, os caxienses também solicitaram ao Ministro testes rápidos, respiradores e recursos para o custeio da pandemia da Covid-19. O grupo também pediu a inclusão de proposta no cadastramento do MS para compra de equipamentos para o HG.

 

O Prefeito Flávio Cassina, que integrou a comitiva, aproveitou o encontro também para solicitar o aumento do teto da saúde para os municípios, o que será revisto no próximo ano, segundo Pazzuelo. A audiência foi acompanhada pelo senador Luis Carlos Heinze e pelo deputado federal Ronaldo Santini.

 

O Presidente do SINDUSCON CAXIAS Rodrigo Postiglione também foi recebido na embaixada de Gana e Camarões no Brasil, pelo Embaixador Martin A. Mbeng e pelo Ministro Chefe Peter Kobina Taylor, aonde foram tratados sobre possibilidade de fornecimento de mão de obra, construções pré fabricadas, e saneamento na África. Dentre os objetivos da entidade é abrir fronteiras para os associados prestarem serviços nesses Países.

 

Postiglione também esteve no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recebido pela Diretora Cecilia Leite de Oliveira e pelo Coordenador EEN Brasil, Márcio Canedo. Na ocasião foi apresentado para o Presidente a ENN Brasil, que é o núcleo brasileiro da Enterprise Europe Network (EEN), rede de promoção de negócios criada pela União Europeia em 2008. Dentre os principais objetivos da EEN, se destaca o apoio à internacionalização de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de mais de 60 países. Para isso, promove conexão entre estas empresas por meio de sua plataforma online.

 

Para o Presidente do SINDUSCON CAXIAS, Rodrigo Postigilione, a visita em Brasília traz uma grande bagagem de oportunidades para o setor, além de contribuir com nossa cidade nos processos de implantação do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, na enorme demanda de  construções e de infraestrutura de entorno, no distrito de Vila Oliva e na captação de recursos para ampliação do Hospital Geral, as empresas terão oportunidade de expandir os negócios internacionalmente através das visitas nos consulados.

 

FONTE: PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL

Parceiros

Associados