30/Agosto
Berenice Stallivieri

SINDUSCON CAXIAS promove 1° CONSTRUindo com a presença de mais de 200 pessoas

Com promoção do SINDUSCON CAXIAS, foi realizada a 1ª edição do CONSTRUindo - Seminário da Construção Civil de Caxias do Sul e Região reunindo mais de 200 pessoas no dia 26 de agosto, no Hotel Samuara, em Caxias do Sul. Pela manhã, aconteceu a Feira de Negócios, onde os participantes puderam conferir os produtos de alguns dos patrocinadores do Seminário.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o Presidente do SINDUSCON CAXIAS, Volnei Sebben, agradeceu a presença de todos e a adesão de diversos parceiros ao evento, lembrando o quanto os empresários e os profissionais da construção civil tem em suas mãos a possibilidade de melhorar o futuro das cidades e garantir condições melhores do que as que já se tem hoje. “Nosso objetivo em trazer para o primeiro CONSTRUindo essa temática é a de encontrar novas tecnologias e inovações na construção civil, pois é preciso investir em técnicas sustentáveis e em obras de acordo com as melhores e as mais modernas práticas ambientais”, destacou.

 Representando a Prefeitura de Caxias do Sul, o Secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, parabenizou a entidade pela iniciativa e destacou a importância de se discutir assuntos como o abordado no 1ª edição CONSTRUindo. “Este encontro demonstra a preocupação em pensar num modelo sustentável, econômico, social e de proteção ambiental”, falou.

 A Reunião-almoço do Seminário contou com a palestra “A sustentabilidade como oportunidade de negócios”, ministrada pelo Engenheiro Civil Nilson Sarti, que é Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. O palestrante enfatizou que é preciso planejar as cidades para arrumar o passado e montar o futuro. Apresentou exemplos bem sucedidos de empreendimentos seguindo boas práticas ambientais. “Existe um mito que as obras sustentáveis são caríssimas. Estudos já provaram que esse tipo de empreendimento, ao longo do tempo, tem uma redução significativa no custo de água e energia”, exemplificou. O Engenheiro Civil ainda apontou que começamos a viver uma nova era, da internet das coisas, totalmente voltada a sustentabilidade.

 À tarde, o Seminário foi iniciado com o Doutor Marcelo Buzaglo Dantas, Sócio do Escritório Buzaglo Dantas Advogados, uma sociedade exclusivamente dedicada ao direito ambiental, que abordou o tema “Meio ambiente e construção civil: entraves e soluções”. Na palestra foram apresentados casos de conflitos no que diz respeito às licenças ambientais, levando em conta às competências atribuídas ao município e ao estado. Dando sequencia a explanação o Advogado explicou como funciona as competências legislativas, o plano diretor e também as atribuições de cada órgão no que diz respeito às licenças ambientais e avaliações, bem como as AAP’s urbanas (Áreas de Prevenção Permanente). 

 Para encerrar o evento, os participantes puderam questionar os palestrantes, que realizaram um painel com mediação do Assessor Jurídico do SINDUCON CAXIAS, Doutor Ademir Izidoro e ainda da Secretária do Meio Ambiente do Estado, Ana Pelini, e do Secretário do Meio Ambiente de Caxias do Sul, Adivandro Rech.

 A 1ª edição do CONSTRUindo conta com o patrocínio máster da Alpa Alumínio e da Caixa Econômica Federal, patrocínio da Smart Home Automação Residencial e Dun-Dun Massa para Construção e apoio da HidroMaster do Brasil, Tecnoambi Consultoria e Engenharia Ambiental, VHC Equipamentos Hidráulicos e Thyssenkrupp Elevadores. 

Parceiros

Associados